A partir dos dados e dos seus conhecimentos, é correto afirmar:

  • a

    O modal aquaviário, com menor custo e maior capacidade de carga, predomina em mais da metade dos países representados no gráfico. 

  • b

    Nos EUA, em decorrência da baixa necessidade de transporte de cargas, predomina o modal rodoviário, com menor custo no transporte de pessoas. 

  • c

    Predominante no país, o modal aquaviário no Canadá tem alto custo, em decorrência das condições climáticas que mantêm os cursos d’águas de todo o país congelados na maior parte do ano. 

  • d

    Apesar de possuir maior custo, a matriz brasileira, assentada no modal rodoviário, é mais eficiente considerando a capacidade de transporte em grandes quantidades e longos percursos. 

  • e

    A predominância do modal aquaviário na China faz parte da estratégia do país de aliar a diminuição dos custos de transporte à busca de modais menos poluentes.

O modal aquaviário, que tem expressiva participação na matriz de transportes de países como o Canadá, Estados Unidos e China, apresenta vantagens para o transporte de cargas a longas distâncias, especialmente por possuir competitiva eficiência energética e ser menos poluente quando comparado a outros modais. Nesse contexto, observa-se que a China tem buscado ampliar o uso do modal aquaviário em seu território como parte de uma política de diversificação de sua matriz de transportes, redução dos custos com logísticas e redução das emissões de poluentes.