Observe o mapa da expansão da cafeicultura nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX.

Sobre o papel da cafeicultura na dinâmica territorial dessas áreas, é correto afirmar:

  • a

    Iniciada no Vale do Paraíba do Sul, entre São Paulo e Rio de Janeiro, na década de 1830, a cafeicultura teve pouco êxito nessa região pelas dificuldades de cultivo, em função do clima frio e da escassez de trabalho escravizado. 

  • b

    A expansão da produção cafeeira no estado de São Paulo se deu em direção à zona oriental do estado, na década de 1850, em decorrência da infraestrutura de transporte existente na região e da presença de trabalho assalariado. 

  • c

    O início da cafeicultura no estado de São Paulo se deu na região oeste, na década de 1930, em decorrência da expansão da produção no norte do Paraná, com expansão para o oeste paulista, aproveitando-se da qualidade do solo. 

  • d

    A produção cafeeira, nos séculos XIX e XX, concentrava-se nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com a introdução de novas variedades altamente produtivas e resistentes ao clima frio dessas regiões. 

  • e

    Expandindo-se na direção oeste do território paulista, a produção cafeeira impulsionou, nos séculos XIX e XX, a estruturação econômica do estado de São Paulo, impactando o desenvolvimento da malha ferroviária e portuária.

A ascensão da economia cafeeira no Brasil na primeira metade do século XIX promoveu um novo dinamismo às atividades econômicas da região Sudeste. Iniciada nas terras do Vale do Paraíba do Sul, ainda em princípios do século XIX, a partir da década de 1850 houve uma vertiginosa expansão da cafeicultura ao Oeste do estado de São Paulo. Gradativamente, essa região se consolidou como a mais relevante na produção cafeeira, permanecendo assim até a primeira metade do século XX. Faz-se importante ainda ressaltar que a economia cafeeira favoreceu o desenvolvimento da malha ferroviária ao longo do estado de São Paulo e, junto a isso, estimulou ainda a modernização do porto de Santos (que gradativamente se tornou o mais importante porto exportador do país).