O gráfico apresentado mostra as concentrações atmosféricas dos principais gases de efeito estufa até o ano 2000, sendo eles: CO2, quantificado em partes por milhão (ppm), N2O e CH4, ambos quantificados em partes por bilhão (ppb). Em junho de 2022, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) reportou que, naquela data, os níveis de CO2 na atmosfera encontravam-se em torno de 420 ppm. Esse valor é muito superior à concentração média de aproximadamente 280 ppm, existente antes da Revolução Industrial. Com base nessas informações e em seus conhecimentos, é correto afirmar:

  • a

    Apesar do grande aumento nas quantidades dos três principais gases de efeito estufa a partir da Revolução Industrial, seus níveis passaram a estabilizar por volta do ano 2000. 

  • b

    A mecanização resultante da Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, causou grandes mudanças nos meios de produção, com a utilização de energias renováveis. 

  • c

    O plantio de árvores em grande escala acentua o aquecimento global, devido à liberação de gases do efeito estufa na atmosfera. 

  • d

    O aquecimento global é um fenômeno recente, já que a Terra teve um clima com temperaturas constantes durante sua existência. 

  • e

    O efeito estufa é um fenômeno intensificado a partir da Revolução Industrial, devido às atividades humanas emissoras de CO2, que contribuem para o aquecimento global.

De acordo com o gráfico, é possível observar o aumento dos gases de efeito estufa ao final do século XVIII que são associados à Revolução Industrial, já que esta atividade econômica é baseada, fundamentalmente, na queima de combustíveis fósseis como fontes de energia, responsável pela grande emissão de gases do efeito estufa, como o CO2. O aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta resultado, justamente, da emissão desenfreada desses gases.