Considere os textos a seguir sobre o campo magnético terrestre, essencial para a manutenção da vida no planeta:

“O campo magnético é o resultado do movimento do ferro líquido que envolve o núcleo interno do planeta, formado de ferro sólido. Ao girar a uma velocidade maior que aquela da superfície, o ferro líquido produz um campo magnético com dois polos magnéticos opostos, próximos aos polos Norte e Sul geográficos.”(1)

“O campo magnético do planeta, porém, não é estável e vem enfraquecendo continuamente desde pelo menos 1832, quando o físico e matemático alemão Carl Friedrich Gauss aferiu pela primeira vez sua intensidade. De lá para cá, medições mais frequentes e precisas confirmam que a intensidade diminui à taxa de 17 nanoteslas (nT) por ano – o campo tem 66 mil nT nos polos e 22 mil nT sobre uma faixa do hemisfério Sul que vai da África à América do Sul.”(2)

Fontes:

(1) O norte da questão, Revista Pesquisa FAPESP, junho de 2018. Adaptado.

(2) Uma falha no campo magnético da Terra passeia sobre o Brasil, Revista Pesquisa FAPESP, maio de 2021.

Com base nos textos e na figura apresentados e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que: 

  • a

    A variação da intensidade do campo magnético terrestre ao longo da linha do Equador é menor do que 10−6 T. 

  • b

    O campo magnético terrestre é constante em módulo ao longo do meridiano de Greenwich. 

  • c

    O campo magnético terrestre é uniforme e esférico, tal como o campo gerado por um dipolo magnético. 

  • d

    Embora atualmente o campo magnético terrestre tenha intensidade maior nas regiões dos polos, esta é consideravelmente menor na região do Brasil e adjacências. 

  • e

    A geração do campo magnético é naturalmente explicada por uma distribuição estática de cargas no núcleo interno do planeta.

O comando da questão pede qual dentre as 5 alternativas é a correta.

A) Incorreta. De acordo com o mapa e a escala de cores dados na figura, a intensidade do campo magnético terrestre ao longo da linha do Equador varia entre, aproximadamente, 20000 nT e 45000 nT. Assim sendo, temos:

ΔB = 4,5 ∙ 104 - 2 ∙ 104

ΔB = 2,5 ∙ 104 nT

ΔB = 25 ∙ 103 ∙ 10-9 T

ΔB = 25 ∙ 10-6 T ∴ ΔB > 10-6 T

B) Incorreta. Ao longo do meridiano de Greenwich há variação da intensidade do campo magnético, de acordo com os textos e a figura.

C) Incorreta. De acordo com o texto e a figura, há contrastes na intensidade do campo magnético ao redor do globo. Se o campo magnético terrestre fosse uniforme e esférico, haveria apenas uma cor no mapa.

D) Correta.  Fazendo-se a interpretação dos dois textos e da figura dados, é possível afirmar que esta é a alternativa correta, pois, de fato, a intensidade do campo magnético terrestre é maior nos polos, e consideravelmente menor na região do Brasil e adjacências.

E) Incorreta. De acordo com o texto 1: “O campo magnético é o resultado do movimento do ferro líquido que envolve o núcleo interno do planeta” , portanto, a geração do campo magnético terrestre não pode ser explicada por uma distribuição estática de cargas.