As moléculas de água podem conter o isótopo estável mais abundante de oxigênio, 16O, ou o isótopo estável menos abundante, 18O.

Essa pequena diferença de massa entre as moléculas de água é suficiente para alterar a sua pressão de vapor. Por esse motivo, a análise de isótopos de oxigênio na água da chuva possibilita a identificação de períodos secos e de períodos chuvosos.

A figura ilustra a mudança na constituição isotópica da água da chuva ao longo do tempo como resultado da diferença na pressão de vapor.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. 

  • a

    Em períodos de alta pluviosidade, as primeiras precipitações da nuvem são isotopicamente mais leves e a nuvem de chuva se enriquece, relativamente, em 18O. 

  • b

    Em períodos de baixa pluviosidade, a constituição isotópica das nuvens pouco se altera ao longo do tempo, e a pouca chuva dessas nuvens é relativamente enriquecida em 18O. 

  • c

    No período atual, em função do aquecimento global, as temperaturas elevadas fazem com que o fracionamento isotópico de 16O e 18O resultante da evaporação e da precipitação da água não ocorra. 

  • d

    Em períodos glaciais, em função da maior temperatura do planeta, as chuvas são enriquecidas em 18O, enquanto, nos oceanos, a água é enriquecida em 16O. 

  • e

    Em períodos interglaciais, em função da menor temperatura do planeta, as chuvas são enriquecidas em 16O, enquanto, nos oceanos, a água é enriquecida em 18O.

De acordo com a figura fornecida, a composição isotópica do vapor de água na nuvem é semelhante à da água líquida e pouco se altera em períodos de baixa pluviosidade. Ainda de acordo com a figura, a composição da água da chuva dessas nuvens é mais rica no isótopo mais pesado da água.