“Mas quantas vezes a insônia é um dom. De repente acordar no meio da noite e ter essa coisa rara: solidão. Quase nenhum ruído. Só o das ondas do mar batendo na praia. E tomo café com gosto, toda sozinha no mundo. Ninguém me interrompe o nada. É um nada a um tempo vazio e rico. E o telefone mudo, sem aquele toque súbito que sobressalta. Depois vai amanhecendo. As nuvens se clareando sob um sol às vezes pálido como uma lua, às vezes de fogo puro. Vou ao terraço e sou talvez a primeira do dia a ver a espuma branca do mar. O mar é meu, o sol é meu, a terra é minha. E sinto-me feliz por nada, por tudo. Até que, como o sol subindo, a casa vai acordando e há o reencontro com meus filhos sonolentos.”

Clarice Lispector. “Insônia infeliz e feliz”. In: A descoberta do mundo. Rio de
Janeiro: Rocco, 1999.

Considerando as características do trecho apresentado, pode-se afirmar que ele pertence a uma crônica, pois 

  • a

    representa uma história paralela ligada a uma história principal. 

  • b

    há apenas um conflito que se resolve em pouco tempo. 

  • c

    possui estrutura simples e apresenta um cunho pedagógico. 

  • d

    é uma narrativa breve que comenta um evento do cotidiano. 

  • e

    compõe uma crítica indireta a alguém ou a algum fato.

O texto de Clarice Lispector revela a situação de uma personagem que enfrenta a insônia. Ao longo da noite, situações costumeiramente barulhentas são percebidas silenciosas, o que confere ao texto um caráter reflexivo sobre a vida. Dessa forma, levando em consideração o comando da questão, o qual exigia que o candidato assinalasse a alternativa que descrevesse o gênero textual crônica, a alternativa correta é a D. 

A crônica é um gênero textual em prosa, recorrentemente expresso em veículos de comunicação do cotidiano, como o jornal, e que se utiliza de uma linguagem simples, com o objetivo de alcançar a reflexão sobre a vida.