Para gerar hidrogênio, foi utilizado o aparato ilustrado na figura.

Ao frasco à esquerda adicionou-se uma quantidade prédeterminada de raspas de zinco metálico e ácido clorídrico. Em seguida, o frasco foi fechado com uma rolha conectada a uma tubulação. À medida que o hidrogênio é produzido pela reação Zn0(s) + 2H+(aq) → Zn2+(aq) + H2(g), o gás se acumula em uma proveta previamente cheia de água. Dado que a solubilidade do hidrogênio na água é desprezível, o volume ocupado pelo gás na proveta corresponde ao volume de hidrogênio produzido durante a reação.

Considerando que, nas condições do experimento, foram gerados 49,8 mL de hidrogênio, qual a quantidade de Zn metálico, em gramas, que de fato reagiu?

  • a

    0,07 

  • b

    0,13 

  • c

    0,26 

  • d

    0,29 

  • e

    0,48

    Note e adote:

    Volume molar do gás ideal nas condições do experimento = 24,9 L. Massa molar do Zn = 65,4 g/mol.

Para calcular a quantidade de zinco metálico, em gramas, que reagiu para produzir 49,8 mL de hidrogênio, pode-se usar a equação balanceada da reação:

começar estilo tamanho matemático 14px tabela linha com célula com Zn espaço parêntese esquerdo reto s parêntese direito fim da célula célula com mais espaço 2 espaço reto H à potência de mais espaço parêntese esquerdo aq parêntese direito espaço seta para a direita espaço Zn à potência de 2 mais fim do exponencial espaço parêntese esquerdo aq parêntese direito espaço espaço mais fim da célula célula com reto H com 2 subscrito espaço parêntese esquerdo reto g parêntese direito fim da célula linha com célula com 1 espaço mol fim da célula célula com espaço em branco à potência de ____________________________ fim da célula célula com 1 espaço mol fim da célula linha com célula com 65 vírgula 4 espaço reto g fim da célula célula com espaço em branco à potência de ____________________________ fim da célula célula com 24 vírgula 9 espaço reto L fim da célula linha com reto M célula com espaço em branco à potência de ____________________________ fim da célula célula com 49 vírgula 8 espaço vezes espaço 10 à potência de menos 3 fim do exponencial espaço reto L fim da célula fim da tabela reto M espaço igual a espaço 0 vírgula 13 espaço reto g fim do estilo