Fogareiros abastecidos com pequenos botijões de gás são equipamentos corriqueiros em trilhas e escaladas de duração prolongada para possibilitar o cozimento de alimentos. Em geral, esses botijões são abastecidos com propano, isobutano ou n-butano. A tabela mostra a temperatura de ebulição e o calor liberado na combustão desses três gases, à pressão atmosférica.

Com base nessas informações, qual seria o gás mais indicado para a utilização em um ambiente com temperatura típica de −6 °C, considerando a viabilidade e o consumo de gás necessário para o preparo de alimentos? 

  • a

    Propano, por estar líquido em −6 °C e, dentre as substâncias líquidas nessa temperatura, sua combustão fornecer mais calor por volume de gás. 

  • b

    Isobutano, por estar gasoso em −6 °C e, dentre as substâncias gasosas nessa temperatura, sua combustão fornecer mais calor por volume de gás. 

  • c

    n-Butano, por estar gasoso em −6 °C e, dentre as substâncias gasosas nessa temperatura, sua combustão fornecer mais calor por volume de gás. 

  • d

    n-Butano, por estar líquido em −6 °C e, dentre as substâncias gasosas nessa temperatura, sua combustão fornecer menos calor por volume de gás. 

  • e

    Isobutano, por estar gasoso em −6 °C e, dentre as substâncias gasosas nessa temperatura, sua combustão fornecer menos calor por volume de gás.

A substância indicada deverá apresentar as seguintes características:

- Ser um gás na temperatura de -6oC;

- Apresentar o maior calor liberado por m3 de gás.

Com base nas temperaturas de ebulição indicadas na tabela, pode-se concluir que a -6oC as substâncias gasosas serão propano e isobutano, conforme esquema abaixo:

Entre os dois gases a -6oC, o calor liberado por m3 pelo isobutano é maior que o propano.