A temperatura ideal para uso de um forno a lenha para preparo de pizzas pode ser inferida pela observação da coloração das paredes internas do forno. Abaixo da temperatura ideal, um material particulado preto proveniente da queima da lenha pode ser visto recobrindo as paredes internas. Quando a temperatura ideal é atingida, esse material particulado não é mais observado e a superfície mais clara do interior do forno pode ser vista, como apresentado nas fotos.

A coloração da superfície interior do forno permite inferir a temperatura ideal, pois

  • a

    a fuligem advinda do processo de combustão incompleta da lenha deposita-se nas paredes e, com o aumento da temperatura, reage com o oxigênio do ar e produz gás carbônico, permitindo ver a cor mais clara da parede interna do forno. 

  • b

    a coloração preta é originada pela fuligem da combustão completa da lenha, o que causa o aumento da temperatura até que a parede do forno se torne incandescente, revelando sua cor mais clara. 

  • c

    a coloração preta é observada por conta da baixa quantidade de luz gerada pelas chamas da lenha em combustão a baixas temperaturas e essa quantidade de luz aumenta à medida que a temperatura se torna elevada. 

  • d

    o material particulado se funde, escorrendo pelas paredes do forno quando a temperatura ideal é atingida, revelando a coloração mais clara do interior do forno. 

  • e

    a alta quantidade de gás carbônico produzida em baixas temperaturas forma uma névoa que não permite a passagem de luz, o que torna o interior escuro.

O forno, numa temperatura abaixo do ideal, indica a ocorrência da combustão incompleta da lenha, produzindo fuligem (carvão), que se deposita na parede do forno. O aumento da temperatura sugere a ocorrência da combustão completa, dessa forma, a fuligem depositada na parede reage com o oxigênio do ar, produzindo gás carbônico e permitindo ver a cor mais clara da parede interna do forno.