Nas embalagens de lâmpadas de LED atuais, está indicada uma “temperatura de cor” (expressa na escala Kelvin), que corresponde à tonalidade da luz emitida pela lâmpada. A “temperatura de cor” não indica a temperatura de operação da lâmpada, servindo apenas como uma referência da cor predominante da radiação eletromagnética termicamente emitida por um corpo a essa dada temperatura.

A densidade ρ(λ) de energia eletromagnética irradiada é função do comprimento de onda λ da luz emitida. As curvas presentes nos gráficos das alternativas mostram ρ(λ) dividida pelo seu valor máximo ρmax).

O máximo de cada curva corresponde ao comprimento de onda λmax predominante da luz irradiada. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o gráfico que melhor corresponde à situação em que a cor predominante da luz irradiada seja amarela.

Note e adote:

Velocidade da luz no vácuo: 3 × 108 m/s.

Cores associadas a frequências de luz visível:

  • a

  • b

  • c

  • d

  • e

De acordo com o enunciado, o ponto máximo de cada curva corresponde ao comprimento de onda λmáx predominante da luz irradiada. Considerando que a velocidade de propagação da luz é a mesma que no vácuo e aplicando a equação fundamental da ondulatória para a frequência da luz amarela dada na tabela, temos:

c = λ ∙ f

3 ∙ 108 = λmáx ∙ 5 ∙ 1014

λmáx = 6 ∙ 10-7 m

λmáx = 600 nm

Assim, o gráfico que corresponde à situação em que a cor predominante da luz irradiada seja amarela é o da alternativa C.