A história ambiental examina tanto a interação humana com o mundo natural ao longo do tempo quanto as formas como as pessoas moldam o meio ambiente e são moldadas por ele. As paisagens são profundamente moldadas pela cultura, migração humana, relações de poder e redes imperiais. Estudos ambientais das antigas sociedades de plantation têm incentivado uma perspectiva atlântica transnacional.

(Referência do mapa e do excerto: CARNEY, J. A.; WATKINS, C. Arroz, protagonismo
africano e a transformação ecológica das Américas. Boletim do Museu Paraense
Emílio Goeldi. Ciências Humanas
, 16(2), 2021, p. 12. / Adaptado de: CAÑIZARES-
-ESGUERRA, J.; BREEN, B. Hybrid atlantics: future directions for the history of the
Atlantic World. History Compass, 11(8), 2013, p. 597-609.)

a) O mapa sintetiza os circuitos de difusão do arroz africano (o. glaberrima) nas Américas desde a segunda metade do século XVII. Cite e analise um aspecto da difusão do arroz nas Américas que evidencie a relação entre o trânsito de pessoas e seu impacto na transformação ecológica do Novo Mundo.

b) Identifique o continente de origem do milho e, com base no excerto, analise um elemento do processo de transmissão dos saberes em torno de sua cultura nas Américas do período colonial.

a) De acordo com as informações do mapa, o circuito de difusão do arroz através do Atlântico segue, em linhas gerais, a mesma rota do tráfico negreiro para a América partindo da África Ocidental. Nesse sentido, a migração de espécies vegetais segue a dinâmica dos fluxos populacionais produzidos por interesses econômicos, e o impacto da presença africana na agricultura na América foi além do trabalho, chegando a promover transformações ecológicas.
 
b) O milho é originário do continente americano, onde teve grande importância não só como alimento, mas também no uso ritualístico. A partir dos povos originários, a cultura do milho se disseminou não apenas entre europeus e descendentes, mas também entre escravizados de origem africana, que incorporaram inclusive sua potencialidade simbólica.