No processo de vinificação, após a prensagem das uvas, ocorrem duas etapas de fermentação. A primeira é a dos açúcares, que pode ser representada por meio da transformação da glicose (C6H12O6), sob ação de leveduras, em etanol (C2H5OH) e dióxido de carbono (CO2) observando-se um aumento de temperatura.

A segunda etapa de fermentação é denominada fermentação malolática e o ácido málico presente na mistura das uvas prensadas é transformado em ácido lático e dióxido de carbono.

a) Justifique por que o ácido lático apresenta isomeria óptica. Classifique a reação de fermentação da glicose quanto ao caráter termoquímico.

b) Classifique o ácido málico quanto ao número de átomos de hidrogênio ionizáveis que apresenta. Equacione a reação de fermentação da glicose.

a) O ácido lático apresenta isomeria óptica por possuir carbono quiral, conforme indicado a seguir:

 

A fermentação de glicose é usada pelas leveduras como forma de obtenção de energia, sendo, portanto, uma reação exotérmica.

b) O ácido málico apresenta os dois hidrogênios dos grupos ácidos carboxílicos ionizáveis.

 

A fermentação da glicose pode ser representada por começar estilo tamanho matemático 14px reto C com 6 subscrito reto H com 12 subscrito reto O com 6 subscrito espaço seta para a direita espaço 2 espaço reto C com 2 subscrito reto H com 5 subscrito OH espaço mais espaço 2 espaço CO com 2 subscrito fim do estilo